Tai Chi Chuan & Chi Kung
Estilo Yang Original
Portugal - Lisboa

Aulas online de introdução grátis

Experiência

 

O Tai Chi Chuan é uma arte antiga Chinesa de movimento e tem origem no Taoísmo, na medicina tradicional chinesa e nas artes marciais.

 

O Tai Chi Chuan encontra sua inspiração na natureza e no ambiente diário. Ele reconhece o fluxo de mudanças nos ciclos sazonais e da vida, na atividade animal e no espírito. Instigada com a mente e a intenção, a prática do Tai Chi Chuan e seus princípios despertam uma maior sensibilidade na consciência corporal e mental. Essa consciência é moldada e dirigida em imobilidade sólida e movimento, seja na prática individual ou com um parceiro ou um objeto - como nos exercícios com armas. Com o tempo, o praticante incorpora uma força natural interior. Essa força se incorpora nos tecidos de conexão do corpo, energizados quando relaxados, porém despertos e ativos.

 

Sem a experiência e a prática, todos os princípios e conceitos associados ao Tai Chi Chuan são apenas uma imaginação cognitiva. O valor real está na prática e na experiência.

 

Aprenda

O Tai Chi Chuan tem suas raízes na meditação Taoista e na legítima defesa. Ambos ainda fazem parte dos ensinamentos apresentados hoje pela nossa escola ITCCA (International Tai Chi Chuan Association).

Yang Cheng-Fu (historicamente considerado o professor mais conhecido do estilo Yang de Tai Chi Chuan) é lembrado por ter dito: "Tai Chi Chuan é meditação em movimento".

A mente fica mais calma quando praticamos a forma do Tai Chi. Os exercícios mentais e energéticos de apoio contribuem para uma melhor saúde.

O treinamento em nossa escola é composto por várias práticas distintas, que mostramos a seguir.

Meditação Taoista e auto-massagem

Os princípios relativos à postura corporal na meditação sentada são semelhantes à retidão na prática da forma do Tai Chi e na meditação em pé. A meditação Taoista sentada não é especificamente sobre uma auto-reflexão mental ou acalmar a mente para estar em paz, é uma experiência corporativa que envolve exercícios respiratórios para circular o Qi (energia vital), guiando para uma consciência espiritual, onde a mente não dita mais o movimento, um estado de ser por vezes descrito como 'vazio'.
 

A auto-massagem Taoista ajuda a conectar o Yi (intenção) e o Chi (energia) em todo o corpo, o que o traz a um estado de relaxamento. A abertura e relaxamento dos tecidos traz uma suavidade natural ao fluxo da respiração. Naturalmente, o fluxo da respiração será mais longo e mais profundo. 

Qi Kung, Baqua Qi Kung, Yi Kung

Esses exercícios pertencem à tradição secreta da família Yang de desenvolver a energia (Chi ou Qi) e conectar com a mente ou a intenção (Yi). Nos tempos antigos eles eram ensinados apenas aos membros da família. São exercícios praticados em quietude e/ou com movimento na parte superior e inferior do corpo, mantendo as costas na posição vertical. Pode ser associado ao pilar vertical (Zhan Zhuang) praticado por diversas artes marciais internas. Ele cria a consciência de um equilíbrio central e uma sensibilidade à tensão em áreas específicas do corpo.

Exercícios Taoistas

Os exercícios de saúde Taoistas consistem em um conjunto de 24 exercícios repetidos em pé e praticados com os olhos abertos. Embora esses exercícios sejam incorporados aos princípios tradicionais do estilo Yang, eles são muito comparáveis aos conhecidos antigos exercícios Chineses YiJin-Jing, que eram usados para alongar os tendões musculares e desenvolver a respiração interna. Os movimentos fortalecem os tendões e todo seu tecido conjuntivo, permitem flexibilidade aos músculos, melhoram a circulação sanguínea, nutrindo a medula óssea, o cérebro e os órgãos. Todas as partes do corpo se movem juntas, não isoladas. Os movimentos são dinâmicos com a intenção mental, mas executados calmamente e com uma atitude relaxada. Ao terminar todos exercícios, a parte superior do corpo e a coluna vertebral se moveram em todas as direções. Da mesma forma, todos os pontos de acupuntura são energizados.

 A forma Tai Chi Chuan

A forma do Tai Chi Chuan é um fluxo contínuo de movimentos sucessivos, realizados em um ritmo lento, suave e natural. Aqui são expressas todas as 3 fontes do Tai Chi: a postura relaxada e aberta, o movimento coordenado através de atenção meditativa e as artes marciais nas várias posições. 

Uma postura relaxada e aberta cria um fluxo livre de energia vital no corpo. Os poderes de autocura são acionados e regeneram o corpo. Os praticantes de Tai Chi se sentem mentalmente mais fortes, sofrem menos estresse e muitas doenças de origem emocional podem ser aliviadas.

A forma do Tai Chi Chuan é dividida em 3 partes, cada uma subdividida em duas: 

1a parte: Terra

forma A - início até "Levante Duas Mãos"

forma B - "Levante Duas Mãos" até final da 1a parte

2a parte: Céu

forma C - início da 2a parte até "Mãos de Nuvens"

forma D - "Mãos de Nuvens" até final da 2a parte

3a parte: Homens

forma E - início da 3a parte até "Faisão Dourado"

forma F - "Faisão Dourado" até o "Retorno à Origem"

Durante as aulas muita atenção é dada para corrigir uma postura. Para isso, testamos regularmente as posições em busca de estabilidade e relaxamento. Isso permite que você experimente a diferença entre estar em uma postura forçada e estar em uma postura relaxada e aberta.

Para alunos mais avançados testamos os 'Princípios Internos' e aprendemos a desenvolver a energia interior (Chi ou Qi) dinamicamente nas práticas de parceria ("pushing-hands", "fighting-form", etc) e nas formas com armas (espada e sabre). 

Seis Princípios Internos

Os princípios internos nos permitem entender o como e o porquê dos movimentos.

Exercícios com parceiros

Os seis tipos de Tui Shou (pushing-hands) no currículo do estilo Yang Original.

Formas com Armas

Existem três tipos de armas distintas e formas treinadas no Tai Chi Chuan tradicional.

"Todas as coisas terminam no Tao

como os rios correm para o mar."

Tao Te Ching

 

Programação

Aulas de introdução
gratuitas

As aulas de introdução gratuitas  dão uma compreensão geral dos ensinamentos e como ensinamos, assim como a oportunidade de conhecer o professor e o local onde as aulas são dadas. 

 

 

 

 

No momento, durante a epidemia covid-19, somente aulas online. 

Cursos de Chi Kung

Os cursos de Chi Kung (Qigong) começarão imediatamente após as aulas de introdução. Este curso inclui auto-massagem Taoísta e meditação.

Os exercícios de Chi Kung são importantes para o equilíbrio físico, mental e desenvolvimento da energia interna. São dois tipos: Chi Kung em movimento e Chi Kung estático (zhan zhuang). 

No momento, durante a epidemia covid-19, somente aulas online. 

Cursos de Tai Chi Chuan

Os cursos Tai Chi Chuan serão dados em combinação com os exercícios de Chi Kung, pois estes influenciam-se um ao outro e se reforçam. Os três elementos (meditação, Chi Kung  e a forma de Tai Chi) nos ajudam a entender o qi da energia vital e, portanto, formam uma unidade com o Tai Chi Chuan.

No momento, durante a epidemia covid-19, somente aulas online. 

 

Professor

Rui Bandeira

Sou Brasileiro, do Rio de Janeiro, onde em 1990 fiz seu primeiro contacto com o Tai Chi Chuan.
Em 2000 mudei-me para Amsterdã, nos Países Baixos, e em 2003 tive minha primeira aula na escola de Tai Chi Chuan de Martin Klett (ITCCA Amsterdam), onde ainda pratico regularmente. Estas aulas inspiraram-me a aprofundar no estilo autêntico da família Yang do Tai Chi Chuan.
Em 2005, tornei-me assistente de Martin, com quem até hoje aprendo a arte de ensinar. Após meu primeiro exame anual com Mestre Chu em 2015, leciono regularmente na escola de Amsterdã. No ano seguinte, juntamente com outros professores da ITCCA, iniciei uma escola de Chi Kung e Tai Chi no jardim chinês do Hortus de Haren, cidade no norte da Holanda. Em 2019 dei início em minha própria escola na cidade de Almere, que fica próximo de Amsterdã. 
Eu vejo minha escola de Tai Chi Chuan em Lisboa como uma extensão de minha trajetória nesta arte marcial. Um desafio de abrir minhas próprias asas neste país caloroso que é Portugal - assim como voltar às raízes da minha cultura e da língua que tanto amo (estou ainda aprendendo as diferenças entre o Português Brasileiro e o de Portugal :-)

Estou super empolgado para ensinar o estilo yang original do Tai Chi Chuan aos Lisboetas!

Rui Bandeira is  being educated in the Dutch Branch of ITCCA /Martin Klett and via intensive courses by Andreas Heyden (ITCCA Cologne) & Master Chu King Hung. All teachers of ITCCA follow private exams and lessons with Master Chu King Hung.

 

ITCCA - International Tai Chi Chuan Association

A associação ITCCA promove o Estilo Yang Original de Tai Chi Chuan (taijiquan). Seu fundador e líder é o mestre Chu King Hung, que foi discípulo de Yang Shou-Chung. Ele transmite os ensinamentos e segredos da família Yang por meio de seus próprios discípulos e de muitos professores qualificados em toda a Europa. Os primeiros professores da ITCCA responsáveis por Portugal são: Matthea van Staden (Porto Douro) e Rui Bandeira (Lisboa). Ambos também professores, respectivamente, das cidades de Delft e Almere, nos Países Baixos.

Master Chu King Hung

Mestre Chu King-hung nasceu em 1945 na China e entrou na China em contato com T'ai Chi Ch'uan quando jovem. Aos 12 anos, quando sua família se mudou para Hong Kong, ele iniciou um aprendizado com o mestre Yang Shou-Chung que duraria 26 anos. Ele aprendeu a tradição completa da família Yang e foi autorizado por seu mestre a ensinar o estilo Yang em sua forma original na Europa.

 

Começando em Londres, o Mestre Chu conseguiu encontrar uma maneira apropriada de ensinar o T'ai Chi Ch'uan do Estilo Yang Original nos diversos ambientes culturais da Europa, que continua até hoje.

 

A ITCCA dá espaço para profissionais que gostam de se beneficiar da saúde pessoal e para aqueles que estão mais profundamente interessados no fundo marcial. Evidenciado com base em todos os praticantes ao seguir os princípios que ele irá gerar, como o Mestre Chu chama de 'happy-chi'. Na prática, abre-se um sorriso.

 
 

Contacte-nos

©2020 by ITCCA /International Tai Chi Chuan Association Portugal   |   lisboa@itcca.pt    |   +31 65432 7978 (whatsapp)    |    Termos & Condições 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now