Cursos para iniciantes e avançados
(online durante a pandemia covid-19)

MEDITAÇÃO E QIGONG ESTÁTICO (Zhan Zhuang)

todos os níveis: terças e quintas das 9:00 às 9:30 h

A meditação Taoista sentada (ou em pé) não é especificamente sobre uma auto-reflexão mental ou acalmar a mente para estar em paz, mas uma experiência corporativa que envolve exercícios respiratórios para circular o Qi (energia vital), guiando para uma consciência espiritual, onde a mente não dita mais o movimento - um estado de ser por vezes descrito como 'vazio'.
 

Durante estas aulas praticamos também a auto-massagem Taoísta, que  ajuda a conectar o Yi (intenção) e o Chi (energia) em todo o corpo, o que o traz a um estado de relaxamento. A abertura e relaxamento dos tecidos traz uma suavidade natural ao fluxo da respiração. Naturalmente, o fluxo da respiração será mais longo e mais profundo. 

O Chi Kung (ou qigong) estático - também chamado de Zhan Zhuang - são exercícios que pertencem à tradição secreta da família Yang de desenvolver a energia (Chi ou Qi) e conectá-la à mente - ou intenção (Yi). 

São exercícios praticados em quietude na parte superior e inferior do corpo, mantendo as costas na posição vertical. Pode ser associado ao pilar vertical (ou "abraçar a árvore) praticado por diversas artes marciais internas. O qigong cria a consciência de um equilíbrio central e uma sensibilidade à tensão em áreas específicas do corpo.

EXERCÍCIOS TAOISTAS E A FORMA DO TAI CHI CHUAN

iniciantes: quintas das 9:30 às 10:15 h

avançados: quartas das 19:00 às 20:00 h

Os exercícios de saúde Taoistas - também chamados de qigong dinâmico - consistem em um conjunto de 24 exercícios repetidos em pé e praticados com os olhos abertos. Embora esses exercícios sejam incorporados aos princípios tradicionais do estilo Yang, eles são muito comparáveis aos conhecidos antigos exercícios Chineses Yi Jin-Jing, que eram usados para alongar os tendões musculares e desenvolver a respiração interna. Os movimentos fortalecem os tendões e todo seu tecido conjuntivo, permitem flexibilidade aos músculos, melhoram a circulação sanguínea, nutrindo a medula óssea, o cérebro e os órgãos. Todas as partes do corpo se movem juntas, não isoladas. Os movimentos são dinâmicos com a intenção mental, mas executados calmamente e com uma atitude relaxada. Ao terminar todos exercícios, a parte superior do corpo e a coluna vertebral se moveram em todas as direções. Da mesma forma, todos os pontos de acupuntura são energizados.

Durante estas aulas praticamos também a auto-massagem Taoísta, que  ajuda a conectar o Yi (intenção) e o Chi (energia) em todo o corpo, o que o traz a um estado de relaxamento. A abertura e relaxamento dos tecidos traz uma suavidade natural ao fluxo da respiração. Naturalmente, o fluxo da respiração será mais longo e mais profundo. 

A forma do Tai Chi Chuan é um fluxo contínuo de movimentos sucessivos, realizados em um ritmo lento, suave e natural. Aqui são expressas todas as 3 fontes do Tai Chi: a postura relaxada e aberta, o movimento coordenado através de atenção meditativa e as artes marciais nas várias posições. 

Uma postura relaxada e aberta cria um fluxo livre de energia vital no corpo. Os poderes de autocura são acionados e regeneram o corpo. Os praticantes de Tai Chi se sentem mentalmente mais fortes, sofrem menos estresse e muitas doenças de origem emocional podem ser aliviadas.

.

PREÇOS

No momento todas as aulas online não são cobradas diretamente, pois entendo que muitos estão com dificuldades financeiras. Peço entretanto para os alunos pagarem voluntariamente o que puderem, através de depósito bancário mensal, pois dependo das aulas para pagar meus próprios custos. Este valor pode ser entre 10 e 50 euros mensais, de acordo com suas possibilidades. 

LOCAL

As aulas online podem ser acompanhadas em sua própria casa, estúdio ou escritório. Basta ter um pouco de espaço para se movimentar.

COMO FUNCIONA

  • Assim que confirmar sua participação, você receberá um link único que poderá acessar todas as aulas. É necessário ter conexão de Internet rápida. Com o uso de um computador, laptop, tablet ou telemóvel (neste caso, pode-se conectar-lo à TV para ver melhor) pode-se acompanhar as aulas e fazer perguntas. 

 

  • Usar roupas leves que facilitem seus movimentos, como por exemplo calça de moletom, camiseta de malha e meia (sapatos não são necessários).  

 

  • O aplicativo de conferência usado, "zoom", oferece a possibilidade de desligar seu vídeo e/ou microfone, se quiseres mater a privacidade de seu lar, embora isto dificulte a comunicação entre o aluno e o professor. Na primeira vez é importante acionar tanto o vídeo quanto o som, para o professor poder identificar o aluno. Não é necessário ter uma conta neste aplicativo, pois o link é pra convidados. Na primeira vez será necessário baixar um pequeno programa (o aplicativo Zoom) para poder assistir às aulas. Se precisar de ajuda, peça ao professor (antes da aula).

 

  • Importante: estas aulas são exclusivas para alunos da ITCCA e não é permitido gravá-las ou compartilhá-las na internet! 

©2020 by ITCCA /International Tai Chi Chuan Association Portugal   |   lisboa@itcca.pt    |   +31 65432 7978 (whatsapp)    |    Termos & Condições 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now